Skip to main content

Blog


Medo de sair de casa? Saiba como a Psicologia pode te ajudar!

Quando o tempo lá fora prenuncia uma chuva e você, mesmo equipado(a) com capa, botas, guarda-chuva ou outro apetrecho(s), pode ter medo de se molhar e se possível evitará sair de casa.

Quando o tempo lá fora prenuncia uma chuva e você, mesmo equipado(a) com capa, botas, guarda-chuva ou outro apetrecho(s), pode ter medo de se molhar e se possível evitará sair de casa.

Quando o tempo lá fora prenuncia uma chuva e você, mesmo equipado(a) com capa, botas, guarda-chuva ou outro apetrecho(s), pode ter medo de se molhar e se possível evitará sair de casa. Mas como lidar com um medo que se apresenta mesmo sem ter relação com o tempo nublado lá fora?

O medo de sair de casa pode afetar todas as dimensões da nossa vida. Na vida afetiva e profissional temos os efeitos mais visíveis. Privar-se do convívio social é contrariar aquilo mesmo que nos faz humanos. Somos como somos, destacadamente, por conta da influência do meio em que nascemos, vivemos, trabalhamos e desenvolvemos nossos laços. Muitos eventos podem criar expectativas ruins sobre “por o pé fora de casa”. Desde vivências traumáticas: como ter sido vítima de roubo, ou sequestro- até crenças sobre um ambiente hostil (sem possuir um histórico de violência), ou até mesmo uma vivência de insuficiência para lidar com o mundo exterior à própria casa, ou, de modo geral, ao seu ambiente “seguro”. Para localizar e nomear esse(s) medo(s) um(a) psicólogo(a) pode ser de grande auxílio.

Um(a) profissional qualificado pode ser um guia para desvendar sensações e sintomas do que pode ser uma insegurança, com base em possibilidades e fatos reais, ou não, e/ou parte de um quadro mais complexo que requer acompanhamento profissional.

A avaliação psicológica leva em conta duração, intensidade e reflexos na vida da pessoa atendida sobre as manifestações do problema relatado.

Todo atendimento compreende o sigilo e ética profissionais, essenciais para a segurança dos envolvidos e o bom desempenho do trabalho- que tanto psicólogo(a) quanto a pessoa atendida desenvolvem no ambiente terapêutico.

Marisa de Abreu
Alves Psicóloga
CRP 06/29493


Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.