Skip to main content

Blog


7 passos que podem ajudar a diminuir o estresse

O estresse muitas vezes é fundamental e a diferença entre os aspectos negativos e positivos encontram-se no nível percebido em cada pessoa. O estresse é uma reação inicialmente fisiológica- com raízes ancestrais- e seu objetivo é nos deixar prontos para atacar ou fugir de um perigo iminente.

O estresse muitas vezes é fundamental e a diferença entre os aspectos negativos e positivos encontram-se no nível percebido em cada pessoa. O estresse é uma reação inicialmente fisiológica- com raízes ancestrais- e seu objetivo é nos deixar prontos para atacar ou fugir de um perigo iminente.

No mundo do trabalho, em especial, o estresse está cada vez mais presente no cotidiano contemporâneo, com uma sobrecarga de compromissos, metas e responsabilidade a serem cumpridas em tempo cada vez mais escasso.

Especialistas¹ recomendam que para se reduzir e combater o estresse é necessário atenção a alguns aspectos da nossa rotina e fazem sugestões acerca dos mesmos aspectos:

  • alimentação, que deve ser equilibrada e repleta de alimentos naturais e realizada tranquilamente;
  • atividade física regular, que não deve sobrecarregar o corpo e se tornar um hábito;
  • tempo de repouso adequado e de relaxamento, observando principalmente nossos hábitos próximos a hora de dormir e a qualidade do sono;
  • espaço para lazer e diversão;
  • e trabalho, que ofereça meios para subsistência e satisfação no desempenho de nossas funções.

O enfrentamento da situação estressante (coping) pode ser definido como esforços cognitivos e comportamentais empreendidos para o controle de respostas do indivíduo a situações que o estão sobrecarregando ou excedendo seus recursos pessoais.²

Pensando em estratégias de enfrentamento, a princípio há duas formas principais de reduzir sobrecarga: modificando sua própria maneira de pensar, sentir ou agir perante as demandas do ambiente ou envolvendo outras tecnologias e pessoas que possam colaborar para reduzir seu próprio envolvimento na situação estressante. ²

Criar estratégias sozinho(a) para enfrentar o estresse pode ser difícil e por isso é recomendado procurar um(a) profissional como um(a) psicólogo(a), por exemplo, para auxiliar nessa jornada para uma vida mais equilibrada.

Marisa de Abreu Alves

Psicóloga

CRP 06/29493

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

1  LIMONGI-FRANÇA, A. C.; RODRIGUES, A. L. Stress & Trabalho – Uma abordagem Psicossomática. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

2 Ferraresi Rodrigues Pinto, Francine Náthalie; Barham, Elizabeth Joan. Habilidades sociais e estratégias de enfrentamento de estresse: relação com indicadores de bem-estar psicológico em cuidadores de idosos de alta dependência. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, vol. 17, núm. 3, julio-septiembre, 2014, pp. 525-539 Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil.



Consulte um psicólogo
Marisa de Abreu Alves | Psicóloga CRP 06/29493

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.