Tratamentos para Terror Noturno

O tratamento para terror noturno em crianças deve começar com a identificação e o tratamento de precipitantes, como privação do sono ou apneia obstrutiva do sono.¹

É importante proteger o ambiente de sono da criança e limitar o acesso da criança a áreas potencialmente perigosas dentro e fora da casa através do uso criterioso de travas ou alarmes. O uso de despertares programados geralmente é eficaz para crianças cujos episódios de terror noturno ocorram em horários previsíveis da noite.¹

Os familiares devem ser orientados também a não tentar bloquear a atividade motora do(a) paciente ou a acordá-lo(a), pois estas atitudes, além de inúteis, podem prolongar o episódio. Medidas de segurança como: trancar janelas e portas, desobstruir o caminho, posicionar colchões no chão e usar alarmes para avisar aos pais caso a criança deixe o quarto são importantes, em especial nos casos em que há risco de lesões.²

O tratamento farmacológico do terror noturno pode envolver antidepressivos tricíclicos, benzodiazepínicos ou inibidores da recaptação de serotonina, devendo ser considerado em quadros mais intensos que apresentem risco de acidentes.²

Psicoterapia para tratamento do terror noturno tanto em crianças quanto em adultos pode influenciar na diminuição do estresse e aumento melhora da autoconsciência, promovendo melhor qualidade de vida, assim resultando em melhor hábitos e qualidade de sono.

A psicoterapia para terror noturno deverá tratar as causas e sintomas do distúrbio para o caso individual que está sendo tratado. Somente um tratamento individualizada trará sucesso no tratamento do terror noturno.

Marisa de Abreu

1 HOBAN, Timothy F. Sleep disorders in children. Ann N Y Acad Sci ; 1184: 1-14, 201 Jan. Artigo em Inglês | MEDLINE | ID: mdl-20146688

2 DA CRUZ, Marina Coimbra et al. Terror noturno: revisão bibliográfica de uma parassonia. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, v. 6, n. 12, 2018.