Alcoolismo

Entrevista cedida por Marisa Graziela Garcia Marques Morais Psicóloga, CRP 06/73805 para a revista do Santuário de Nossa Senhora Aparecida

O que é Alcoolismo

Psicóloga: A dependência constitui-se basicamente numa relação alterada entre o usuário e o seu modo de consumo de uma substância psicoativa. O alcoolismo, especificamente, é uma doença crônica do cérebro com características de comportamento compulsivo e tendências a recaídas.

Psicologo para tratar alcoolismo

Principais Sintomas do alcoolismo

Psicóloga: ABUSO X DEPENDÊNCIA

É importante diferenciar o consumo abusivo do álcool, de quadros de Dependência, pois o tratamento é totalmente diferente. Para fazer o diagnóstico de uso problemático do álcool, basta fazer as perguntas do questionário CAGE (a seguir).

a) Alguma vez você sentiu que deveria diminuir a quantidade de bebida ou parar de beber?

b) As pessoas o aborrecem porque criticam seu modo de beber?

c) Você se sente culpado ou chateado consigo mesmo pela maneira com que costuma beber?

d) Você costuma beber pela manhã para diminuir o nervosismo ou a ressaca?

Uma pontuação positiva de um ou dois itens é considerada clinicamente significativa

Já o Diagnóstico de Alcoolismo deve ser feito quando preenchidos pelo menos 3 dos critérios a seguir, pensando-se sempre nos últimos 12 meses:

- TOLERÂNCIA ; necessidade de quantidades cada vez maiores de álcool.

- ABSTINÊNCIA ; sintomas físicos e psíquicos que aparecem quando o consumo é reduzido ou retirado, por exemplo, tremores, irritabilidade, sudorese, aumento da Pressão Arterial, etc.

COMPULSÃO; desejo incontrolável de beber. A pessoa imagina-se incapaz de ficar em abstinência.

ALÍVIO OU EVITAÇÃO DA ABSTINÊNCIA PELO AUMENTO DO CONSUMO DE BEBIDAS; a pessoa passa a beber preventivamente para evitar os sintomas da abstinência, acima descritos.

RELEVÂCIA DO CONSUMO; beber torna-se prioridade.

ESTREITAMENTO OU EMPOBRECIMENTO DO REPERTÓRIO; à medida que o alcoolismo avança o consumo passa a ocorrer em locais inapropriados como por exemplo no local de trabalho.

REINSTALAÇÃO DA SÍNDROME DA DEPENDÊNCIA; Desejo ou esforços malsucedidos no sentido de reduzir ou controlar o uso da substância.

Necessidade de beber todos os finais de semana pode ser indício de alcoolismo

Psicóloga: Sim. Ao longo da vida cada um desenvolve um PADRÃO particular de consumo de álcool. Assim, ainda que seja so aos finais de semana podemos ter indícios de alcoolismo.

O alcoolismo é um tipo de dependência química

Psicóloga: Embora se trate de uma droga lícita, (estocamos em nossas próprias casas) altera o funcionamento normal do cérebro, assim o que muda é o tipo de droga, (lícita ou ilícita) mas o diagnóstico, evolução e tratamento é igual ao de qualquer droga.

O alcoolismo tem cura?

Psicóloga: Não. Como toda a dependência química, é uma doença crônica, insidiosa (retorna a qualquer tempo) e fatal (leva à morte). Contudo é uma doença EVITÁVEL e que pode ter controle. Este controle é de inteira responsabilidade do paciente. Nem o médico, psicólogo ou família tem a capacidade de controlar a doença.