Entre em contato
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.
Ou preencha o formulário abaixo

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Assertividade

Uma das coisas que mais me fascina é observar as pessoas que estão sempre de bem com a vida, que resolvem seus problemas com tranqüilidade com aquele “jogo de cintura” maravilhoso. E percebi que se tem uma coisa que pode fazer muita diferença é a assertividade, pois considero uma das principais competências emocionais.

O que é assertividade significado

O que não é assertividade

Vamos começar entendo o que não são comportamentos assertivos. O chefe que vai engolindo tudo o que não gosta até que acaba gritando com seus funcionários. O assistente que não consegue dizer a palavra mágica "não", e faz até o serviço que não é dele. A pessoa que sente o estômago embrulhar quando precisa pedir algum favor a alguém, mas não realiza tal solicitação.

Você consegue identificar comportamento assertivo? Reparou naqueles que até tentam reagir, mas aquela resposta legal só vem à cabeça depois, quando não precisa mais – sofre da síndrome do “ahhh éeee é!!!” Você já viu uma pessoa que entra numa situação difícil na qual não conseguiu tomar uma posição clara e, depois, se sentiu decepcionada consigo mesmo? Ela não foi assertiva.

Outro exemplo do que não é assertividade. Imagine a seguinte cena: você chega cansado em casa e toca o telefone. É um amigo te convidando para ir num bar. Sua vontade é dizer não, você está morto, trabalhou o dia todo mas não quer magoar o amigo, então concorda, e vai sem vontade. Acaba de dizer “sim” ao amigo mas disse “não” para si mesmo. Perdeu a chance de ser assertivo.

Já ouvi muita gente se auto declarando assertiva, mas na realidade demonstravam comportamento agressivo. Os que confundem assertividade com agressividade são aquelas pessoas que dizem assim: “Eu sou muito franco, sou sincero, digo mesmo tudo o que penso na cara!!!”. Essas pessoas não estão percebendo o quanto são agressivas. 

Outras pessoas nem assumem suas posições, não são autênticas, acham que estão mantendo um bom clima, mas na realidade estão sendo engolidas pelo medo de se afirmar. De tanto medo de serem agressivas, acaba faltando assertividade. Ou seja, são passivas.

O que é assertividade

Segundo o dicionário, assertivo é “aquele que declara algo, positivo ou negativo, afirmação que é feita com muita segurança, em cujo teor acredita profundamente”. Assertividade vem de "asserto" que significa afirmação categórica.

Mas, veja bem, afirmar não significa necessariamente acertar! Não existe uma cobrança de que pessoa assertiva acerte o tempo todo, mas trata-se daquela que sabe se firmar.

É dizer “sim” quando quer dizer “sim” e, principalmente dizer “não”, quando quer dizer “não”.

Já percebeu quanto a assertividade está fazendo falta hoje em dia? Na verdade existem 4 tipos de comportamentos: o passivo, o agressivo, o passivo/agressivo e o assertivo.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Comportamento Passivo

Passivo é aquele que engole desaforo. Ele não quer desagradar o outro então foge de conflitos. Se alguém entrar à frente dele na fila, fica torcendo para que a pessoa saia por si só, sem precisar pedir. Deixa que se aproveitem dele. Tem um colega no trabalho que tem o mesmo nível hierárquico, mas o tal colega teima em dar ordens e o cara que é passivo obedece. Ele costuma usar as frases: “Não quero incomodar. Não vou tomar seu tempo“. Tem a postura encolhida. Culpa a si próprio por tudo, precisa de aprovação, cede facilmente. Até é simpático mas, cá pra nós, é uma simpatia que causa muita angustia interna.

Agressivo

O agressivo não pensa duas vezes para levantar o dedo na cara do outro, pois tem necessidade de dominar. Ele menospreza e deprecia o outro. Furou a fila na frente dele, ele dá um grito. Se o colega pede para ele fazer alguma coisa, ele responde malcriadamente. É autoritário, intolerante, dono da verdade.

Passivo/Agressivo

Agora, o tipo mais curioso. Esse é aquele que consegue ser agressivo na “maciota”. Usa a ironia. Agride contado uma piadinha. Irrita as pessoas mas diz “só estou brincando”. É aquele que fala “Nossa, tô vendo que suas férias foram mesmo muito boas, só que a geladeira não tirou férias”. Esse é o jeitinho “simpático” e passivo/agressivo de te chamar de gordo. É o tipo de pessoa que não olha muito pra você, vira os olhos, é lacônico, dá indiretas, é sarcástico. Faz chantagem emocional, distorce as palavras do outro.

Estilo Assertivo

Por fim, o comportamento mais adequado é o assertivo. É aquele que quando furam a fila a pessoa se se sentiu prejudicada consegue se posicionar e falar com tranqüilidade e elegância. Sabe negociar. É transparente para falar e sabe ouvir. Sabe ouvir criticas sem partir para o ataque pessoal. Tem a postura segura e comedida. Trata as pessoas com respeito. Aceita acordos. Vai direto ao ponto sem ser áspero. As pessoas não apresentam só um tipo de comportamento em todas as situações. Muitas vezes você foi agressivo com o colega de trabalho, acabou sendo passivo em casa, mas foi assertivo com amigos.

Estilo assertivo

Porque é desejável ser assertivo?

Quanto mais assertivo você for, melhor poderá lidar com os confrontos, poderá ter menos estresse, mais confiança em si mesmo, saberá agir com mais tato, melhorará sua credibilidade, saberá lidar com as tentativas de manipulação, chantagem emocional, bajulação etc. Enfim, poderá se sentir melhor e contribuir para que os outros também se sintam melhor..

Comunicação assertiva

A comunicação assertiva é transparente, honesta, objetiva e de mão dupla. Ou seja, o assertivo também aceita quando o outro é assertivo com ele, quando dizem as coisas de forma clara e objetiva.

Não gostaram do seu trabalho, não se sinta melindrado se falam sobre isso contigo, aceite. Mesmo porque não é saudável ter a pretensão de ser perfeito, você sabe que a vida é um eterno aprendizado, então agradeça a critica e tente aprender mais sobre o tema necessário. Ou, se a critica não proceder, saiba como não levar em consideração. Isso mesmo! Porque a gente precisa ouvir todo mundo? Os outros também erram.

A assertividade é um direito, não uma obrigação. É um direito que pode oferecer uma série de vantagens. Mas você tem também o direito de não ser assertivo. Vamos dizer que você sabe que o vizinho deixou o carro dele na frente do seu porque ele foi demitido e chegou em casa arrasado e nem sabia mais o que estava fazendo. Por mais que ele esteja errado, talvez seja mais interessante você não criar mais problemas para esta pessoa e aí você pode decidir, conscientemente, deixar isso pra lá. Assim foi uma opção sua. Você pensou e decidiu não entrar na briga, fez com consciência. Prejudicial seria quando você não comporta-se assertivamente por medo.

Tópicos curtos

Pessoa assertiva

Ações claras e elegantes costumam identificar uma pessoa assertiva.

Acertivo?

Pode haver certa similaridade na pronuncia de assertivo e acertivo, mas a palavra acertivo não existe no dicionário. Talvez por considerar que a assertividade seria algo mais "certo" ou acertado alguns escrevem desta forma.

Autocontrole

Ser assertivo não significa perder o autocontrole e falar desaforos às pessoas, mas sim colocar de forma afirmativa sua posição.

Assertivo significado

Ser assertivo significa saber se colocar de forma afirmativa. Trata-de se de uma atitude consciente.

Comunicação assertiva

Significa colocar-se diante da outra pessoa de forma elegante e eficiente.

Comportamento assertivo

Envolve postura elegante ao fazer colocações que poderiam não ser bem recebidas pelo interlocutor.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Assertividade no trabalho

O ambiente de trabalho "pede" mais do que qualquer outro um comportamento assertivo, pois as consequências podem ser também financeiras, como por exemplo em uma possível demissão.

O que é assertivo

Ser assertivo implica na capacidade de colocar suas necessidades de forma a não ofender nem permitir que outras pessoas ultrapassem o limite

Ser assertivo

É ser elegante em suas colocações sem "engolir sapos".

Assertividade pela psicologia

É a capacidade em lidar com confrontos.

O que é: Ser assertivo?

Conseguir dizer o que quer sem ofender nem engolir sapos.

Treino de assertividade

Identificar sua necessidade, posicionar-se de forma tranquila, e propor soluções.

Sinônimo de afirmação

Assertividade

Tipos de comportamento

Passivo, agressivo, irônico e assertivo.

psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP