Entre em contato
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.
Ou preencha o formulário abaixo

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Autonomia

Normalmente os autônomos gostam muito de trabalhar dessa forma, dizem de boca cheia que ninguém manda nelas. Muitas vezes o autônomo trabalha muito mais do que um assalariado, mas a sensação de felicidade, de realização pode ser muito grande.

E é sobre essa sensação de realização que eu quero conversar. Você não precisa ser um profissional autônomo para ter autonomia na sua vida.

Psicologo para tratar autonomiaO que é autonomia

É ser dono de seus próprios sentimentos, de suas próprias atitudes.

O que não é ser autônomo? Por exemplo não saber tomar decisões, ficar numa sinuca toda vez que tem que escolher se sai de casa ou não, se casa ou rompe o relacionamento, se vai trabalhar ou cuida da casa, se aceita o emprego que paga mais mas fica distante ou se aceita o emprego que paga menos mas fica perto.

Outro exemplo seria aquele que se deixa levar pelas compulsões, que come além do saudável, que compra coisas que não vai usar, ou coisas que não tem como pagar. Não tem controle aquele que sabe que tem uma mulher maravilhosa em casa mas, não resiste uma paquera na rua. Essa falta de controle, essa dificuldade em fazer as coisas que sabe que são as melhores pode significar falta de autonomia psicológica.

Frases como “Eu sei que tenho que fazer um curso, mas não consigo” “Eu sei que tenho que acordar cedo, mas não acordo” “Eu sei que preciso fazer ginástica, mas não levanto da cadeira” pode significar falta de controle sobre a própria vida.

Medo

Medo pode ser um sentimento que limita a autonomia. Assumir o medo pode ser muito difícil. Podemos identificar medo em situações diversas como por exemplo: deixar de fazer algo que sabe que será bom; aceitar uma pequena alegria agora, mas abrir mão de uma grande alegria mais tarde; deixar de fazer a ginástica, de fazer um curso, assistir uma palestra, de ter uma boa conversa com aquela pessoa que voce sabe que está precisando, etc.

Autonomia x Emoções destrutivas

As pessoas podem se sentir dominadas pelas emoções. Por exemplo: Chegou o final de semana, voce está sozinha, pronto, lá vem tristeza . Voce tem que apresentar um trabalho na frente da sala de aula, pronto, lá vem ansiedade e vontade de fugir!

Paralisia Emocional

Muitas vezes paralisamos internamente, podemos até continuar com as ações mas internamente parece que houve um bloqueio. Entender estes momentos pode ajudar a entender nossa forma de funcionar e crescermos internamente no caminho da autonomia.

Aprovação

O desejo de aprovação pode fazer parte da natureza humana, mas creio ser interessante analisarmos os momentos onde esta necessidade pode interferir em nossa autonomia. Talvez falar ou fazer coisas com o intuito, consciente ou não, de agradar aos outros pode ser limitante.

Obs: Este texto foi escrito baseado em minhas experiencias pessoais.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP