Entre em contato
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.
Ou preencha o formulário abaixo

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Tratamento da depressão

 

São muitos as abordagens em psicologia que estudam caminhos na busca da superação da depressão. Todos válidos. Um pode ser útil a uma determinada pessoa, outro pode ser útil para um determinado momento de vida.

Dentro da psicologia foram desenvolvidas muitas técnicas as quais os psicólogos recorrem conforme percebem necessidade no paciente que busca a cura de sua depressão. Conforme o perfil de cada um o psicólogo opta por caminhos que podem ajudar no tratamento da depressão.

Muitas vezes amigos e familiares tentam ajudar na depressão. Conselhos de pessoas que tentam ajudar dizendo que o depressivo "tem que ser otimista”, pode causar mais ansiedade e preocupação. Já tomei conhecimento de pessoas que passam horas ao lado da pessoa que sofre de depressão apenas relatando tudo o que há de bom em sua vida e tentando convence-lo de que não tem motivos para se sentir mal pois a vida lhe deu tudo o que uma pessoa precisa para ser feliz. Mas acredito que estes amigos possam ser úteis também para ajudar esta pessoa depressiva a encontrar ajuda profissional quando necessário.

Sentir-se triste com acontecimentos negativos é natural do ser humano, não considero depressão. Mas podemos começar a pensar em depressão quando os sentimentos referentes a estas situações negativas são desproporcionais ou quando mesmo sem haver situações negativas o sentimento desta pessoa persiste em tristeza.

Psicologo no atendimento da depressao

Algumas opções para o tratamento da depressão:

O tratamento da depressão pode ser realizado por diversas abordagens em psicologia, por exemplo, alguns psicologos utilizam a psicanálise, outros a terapia cognitiva comportamental, e assim por diante. Muitas vezes o que ajuda na cura é a analise das vivências do paciente depressivo. Retomar situações vividas pode dar uma luz na identificação da causa da depressão. Até mesmo situações onde não se imaginava que poderiam ser a origem de um desconforto emocional podem ser identificadas e resignificadas no processo terapêutico. O psicólogo pode ajudar a dar um novo olhar para as situações vividas de modo a termos uma nova visão de nós mesmos ou das pessoas significativas ao nosso redor.

Outras vezes a analise de como o paciente está controlando sua vida atual pode ajudar na depressão. Não sentir o controle da própria vida pode ser debilitante.

A rotina, as prioridades de cada um podem levantar o astral ou derrubar uma pessoa. Por exemplo, um foco muito intenso no relacionamento ou na família em detrimento de suas próprias prioridades pode ser a chave para entender a depressão de uma determinada pessoa. Para outra pessoa o inverso pode ajudar, ou seja ser menos autocentrado e dedicar-se mais as pessoas ao seu redor. O interessante é que muitas vezes uma pessoa pode considerar que vive por demais para satisfazer as outras pessoas e pensar que isso seria prejudicial a si mesma, quando em sua psicoterapia ele percebe que o foco que dava as pessoas era da forma errada, ainda seria interessante manter uma conduta voltada para as outras pessoas mas com algumas correções que mudariam muito em sua forma de levar a vida.

Há psicólogos que trabalham em abordagens mais praticas que não focam a psicoterapia logo de inicio na analise das situações já vividas, mas trabalham no sentido de oferecer novas atividades, identificando novas possibilidades que dariam um novo olhar para o mundo.

Algumas abordagem em psicoterapia para depressão ajudam o paciente a mudar a forma de pensar em relação as pequenas e grandes coisas da vida. Mudando os pensamentos e as interpretações que costumamos fazer podemos mudar nossos sentimentos em relação à vida.

Muitas vezes o que a pessoa precisa é apenas de um acolhimento, sem conselhos, sem broncas. Apenas uma pessoa que saiba ouvir. Pois ao se dar oportunidade de falar sem interrupções, sem criticas e julgamentos podemos ter a oportunidade de rever a forma como estamos levando a vida.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Tópicos:

Depressão pós parto ou na gravidez mesmo sendo algo que espera-se ser passageiro pode ser acompanhado por psicólogo na tentativa de passar por esta fase de uma forma mais amena. As atribuições da nova mamãe, cobranças e autocobranças podem interferir no humor, e se considerarmos a maior dificuldade na ingestão de medicamentos nesta fase, devido a amamentação, podemos considerar a psicoterapia como boa opção para este momento.

Depressão profunda, nervosa, severa, absoluta, ansieosa são termos utilizados mas que da mesma forma pode causar uma série de prejuízos à rotina de uma pessoa seja no âmbito pessoal, profissional, social ou financeiro. Pode ser incapacitante. Cuidados se fazem necessários mesmo que a própria pessoa depressiva não tenha iniciativa familiares podem ajuda-lo a procurar tratamento.

Depressão tem cura? Tem tratamento. Pode-se dizer que existem os que se curam, os que controlam e os que continuam em busca de algo que apresente resultados eficientes. O importante é não desistir e manter-se atento às possibilidades. A psicoterapia pode ser um tratamento exclusivo ou acompanhado da medicação conforme a avaliação e orientação dos profissionais que avaliaram o caso.

Depressão e uso de álcool usado com intenção de combater depressão pode ser um tiro pela culatra. Nestes casos considero interessante avaliar a melhor adequação do tratamento com psicologo especializado em dependencia quimica.

Depressão atípica Os sintomas característicos aparecem de forma invertida. No lugar de insônia surge uma hipersônia, ao invés de perda de apetite surge o aumento de e peso.

Depressão Como tratar? Como ajudar? Como sair? O primeiro passo poderia ser a presença para que assim possa identificar a necessidade de um acompanhamento profissional.A psicoterapia é uma opção no atendimento da depressão. A impossibilidade de sair da depressão por si só pode indicar a necessidade de auxilio profissional.

Depressão x obesidade A depressão pode influenciar o apetite, tanto aumentando-o como diminuindo. Quanto custa tratamento da depressão Quanto custa o tratamento da depressão? Na página Valores você encontra todos os preços, e verificará qual o valor de psicólogos e psicoterapia para depressão

psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP