Psicossomática e Somatização

A psicossomática é um tema fascinante e trata da intercomunicação mente x corpo.

Muito se fala sobre o poder de nosso cérebro sobre a saúde e nos faz pensar: "Já que somos “poderosos” em criar doenças será que podemos aplicar este poder na cura das doenças? Seu cérebro pode ser o seu próprio médico?"

Doença psicossomática e Somatização se referem a aspectos diferentes do mesmo ponto: a influência da mente sobre a saúde de nosso corpo.

Psicologo para tratar psicossomatica somatizaçãoToda doença tem fundo emocional?

Não, mas existem correntes que defendem esta ideia. Creio ser um pouco exagerado considerar que toda vez que ficamos doentes teremos nossa mente como responsável. É claro de em alguns casos identificamos sim doenças e dores emocionais como por exemplo labirintite emocional, febre emocional, etc, mas nosso corpo funciona independente de nosso pensamento e intenção, por exemplo o coração bate, o sangue circula quer você queira ou não. A única ponta de verdade que consigo ver na afirmação de que toda doença tem fundo emocional é que toda pessoa angustiada, nervosa, preocupada, triste, irada, enfim com emoções negativas, poderão ter seus sistemas imunológicos abalados. Com o sofrimento emocional e psicológico nosso corpo pode produzir cortizol, o hormônio do stress e com a repetição desta descarga hormonal seu organismo pode ir ficando cada vez mais debilitado a ponto de adoecer. Mas o inverso também pode ser verdadeiro, ou seja, toda vez que sua saúde física estiver abalada você poderá sofrer conseqüências emocionais e psicológicas. Quando uma pessoa descobre que tem câncer poderá se abalar emocional e psicologicamente.

O que é Somatização ou transtorno de somatização?

Quando alguém diz que a pessoa está somatizando está dizendo que esta pessoa apresenta sintomas físicos mesmo não havendo uma doença física - a causa destes sintomas seria emocional. Por exemplo, o caso da pessoa que sente taquicardia, o coração dispara e ela vai ao médico achando que está com problema no coração, chegando lá ela faz exames, e não acusando nada, o médico dispensa o paciente dizendo que ele está bem fisicamente. Esta taquicardia pode ser sintoma de pânico - síndrome do pânico. Isso é somatização. Os exames não acusam nada porque a pessoa não tem nada fisicamente, o sofrimento físico é um reflexo do sofrimento emocional, que está escondido. O ideal nessa situação seria que o médico encaminhe a pessoa para um tratamento com psicólogo e obtenha ajuda psicológica para sintomas psicossomáticos ou somatização.

O que é Doença psicossomática ou transtorno psicossomático?

Somatização de doenças ou doenças da mente como por ser conhecida popularmente. Quando usamos o termo “doença psicossomática” dizemos que a causa é psicológica, mas a pessoa apresenta alterações clínicas detectáveis por exames de laboratório, ou seja, o corpo da pessoa está tendo danos físicos - chamamos de doença psicossomática. É uma doença física, verdadeira mas com causa psicológica, ou seja, a doença apareceu no corpo, como uma alergia por exemplo. Neste caso o ideal seria tratar tanto com o psicólogo como com o médico.

Hipocondria

Injustamente condenado por “querer chamar a atenção” pois eu percebo que na hipocondria a pessoa não “quer” ficar doente, na realidade ele tem medo intenso de doença, tem tanto medo, pensa tanto nisso que acaba vendo doença onde não tem.

Histérico ou Histriônico

Neste caso identificamos o indivíduo que expressa necessidade em chamar a atenção para si. Neste transtorno de personalidade a pessoa simplesmente se alimenta de atenção – “precisa” de que os outros lhe dêem atenção. Esta pessoa pode confundir tranqüilidade com rejeição, pois acredita que se as pessoas estão simplesmente em paz ao seu lado elas não estão gostando de sua companhia. Esta pessoa só se sente aceita e querida se for o centro das atenções e, não há nada melhor do que uma doença para receber atenção alheia. Sendo assim as doenças podem ser inventadas intencionalmente como uma forma de chamar atenção.

O psicanalista pode ser consultado para atendimento referente à psicossomática ou somatização.

Há quem minta e diga que está doente sem ter nada?

Sim, é possível que algumas vezes para chamar atenção e receber cuidados médicos, outras vezes por pura compulsão de mentir sobre sua própria saúde. O nome é Síndrome de Munchausen. São pessoas que sofrem psiquiatricamente e tem como sintomas principais causar ou simular sintomas de doenças. Algumas vezes são mães que provocam sintomas em seus filhos e os levam aos hospitais para serem tratados. Esta pessoa chega a pesquisar detalhadamente as características e sintomas de uma determinada doença e passa a fingir ou provocar estes sintomas em si mesmo ou no próprio filho.

Doenças e dores emocionais psicossomaticas

O corpo também afeta a mente

Uma doença física provoca sofrimento mental além do sofrimento orgânico. Uma pessoa que tenha uma doença que a debilite fisicamente, que a deixe afastada dos outros pode iniciar uma depressão por exemplo. Nestes casos deve receber tratamento médico e psicológico.

Considero importante a atenção a estas "doenças da mente" como são chamadas e a busca da terapia quando necessário.

O que provoca uma doença psicossomática ou problema psicossomático?

Cada pessoa terá suas caracteristicas, podemos pensar em alguns exemplos: Inabilidade social, dificuldade em expressar seus sentimentos e necessidades, angustia, medos, raiva, depressão, ansiedade, fobias, enfim, todo sofrimento emocional debilita a pessoa como um todo.

Função do sintoma na psicossomática

A dor serve para alguma coisa? O sofrimento pode encontrar uma forma de se manifestar, uma válvula de escape, que é o sintoma, aos poucos pode fazer o corpo ficar doente. Todo sintoma a função de alertar de que alguma coisa não está indo bem. A somatização seria como um chamado para prestarmos atenção no que pode não estar indo bem. Seu relacionamento com colegas? Seu casamento? Insatisfação no trabalho? Dificuldade nos estudos? Muitas vezes, quando procuramos um médico com uma somatização e ouvimos que não temos nada, podemos sofrer duplamente, pois sentimos que temos alguma coisa mas não sabemos o que é, pelo menos naquele momento.

Psicoterapia para doenças psicossomáticas

A psicoterapia pode ajudar a identificar quais sintomas podem estar surgindo por conta de questões emocionais.

Transtorno Somatoforme

Os transtornos somatoformes são um grupo de distúrbios psiquiátricos no qual os pacientes apresentam uma miríade de sintomas físicos clinicamente significativos, mas inexplicáveis, e por isso orienta-se a busca da ajuda psicológica. Eles incluem transtorno de somatização, transtorno somatóforme indiferenciado, hipocondria, transtorno de conversão, transtorno de dor, transtorno dismórfico corporal e transtorno somatoforme não especificado de outra forma. Esses distúrbios muitas vezes causam sofrimento emocional significativa para os pacientes e são um desafio para os médicos.

Até 50 por cento dos pacientes de cuidados primários presentes com sintomas físicos que não pode ser explicado por uma condição médica geral. Alguns destes doentes satisfazem os critérios para transtornos somatoformes. Embora a maioria não cumprem os critérios diagnósticos psiquiátricos estritas para um dos transtornos somatoformes, eles podem ser referidos como tendo "preocupação somática", uma apresentação de transtornos somatoformes que também pode causar angústia aos doentes e necessitam de intervenção.

Os sintomas inexplicáveis de transtornos somatoformes muitas vezes levam à ansiedade geral de saúde; preocupação frequente ou recorrente e excessiva com sintomas físicos inexplicáveis; crenças imprecisas ou exageradas sobre sintomas somáticos; deficiência desproporcional; exibições de emoções fortes, muitas vezes negativas em relação ao médico ou de âmbito pessoal; expectativas irreais; e, ocasionalmente, a resistência ou não conformidade com os esforços de diagnóstico ou tratamento. Estes comportamentos podem resultar em visitas mais frequentes aos consultórios, exames laboratoriais ou de imagem desnecessários ou procedimentos invasivos, caros e potencialmente perigosos.

Pouco se sabe sobre as causas dos transtornos somatoformes. Dados epidemiológicos indicam comorbidades com outros transtornos de saúde mental, tais como transtornos de humor, transtornos de ansiedade, transtornos de personalidade, transtornos alimentares e transtornos psicóticos. Fonte http://www.aafp.org/afp/2007/1101/p1333.html

Tratamento - Sintomas - Causas

O atendimento psicológico pode ajudar, ou colaborar com o atendimento médico, a identificar os sintomas físicos provenientes de causas emocionais ou psicológicas. O tratamento pode ser em conjunto, médico e psicólogo, quando os profissionais assim perceberem que poderá haver melhor prognóstico como também o tratamento pode ocorrer apenas com o psicólogo quando for necessário. As causas podem ser identificadas ao longo do tratamento psicológico, cada paciente apresentará sus historia de vida, situações significativas e outras informações que podem ajudar o psicoterapeuta a identificar a origem destes sintomas no trabalho com abordagem psicossomática.