Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Av. Paulista) São Paulo / Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 - Centro, São Paulo / Fone central: (11) 3262-0621

Problemas emocionais

AddThis Social Bookmark Button

 

problemas emocionaisDe onde surgem os problemas emocionais?

 

Não existe uma fonte unica, cada caso terá sua origem, é possível que em alguns casos tenham como origem vivências do passado que deixaram marcas. Por exemplo:

-Pessoas que não tiveram oportunidades de conviver com pessoas de fora da família, que não foram incentivados a fazer amizades quando crianças podem apresentar problemas emocionais quando estiverem em situações novas e se relacionando com pessoas que ainda não conhece, ou seja terão dificuldades para iniciar amizades ou namoros.

- Pessoas que tiveram pais, ou as pessoas que cuidaram dele quando criança, muito severos poderão ter problemas emocionais ao se relacionarem com todas as outras figuras de autoridade de sua vida, como professores, chefes, autoridades religiosas, etc.

- Pessoas que passaram grandes inseguranças quando criança por não se sentirem acolhidos e com suas necessidades atendidas poderão apresentar medos infundados como o medo de voar de avião, medo de passar em tuneis, medo de animais, síndrome do pânico, etc.

- Pessoas que foram criadas por pessoas muito preocupadas, sempre em estado de alerta, poderão se tornar ansiosas crônicas.

 

O que determina nossa personalidade?

Nossa personalidade é o resultado da influencia de três fatores: Genética, ambiente, e você mesmo.

Genética: Há evidências de que boa parte de nosso comportamento é determinado geneticamente. Gêmeos idênticos criados separados, por exemplo, quando um sofre de depressão há grande probabilidade do outro também sofrer. Filhos de pais depressivos podem ter mais chance de ser depressivo, etc.

Ambiente: Aqui entra  a influência dos pais e de todas as pessoas com quem convivemos. Tudo o que eles ensinaram de forma intencional ou não, falando ou demonstrando, vai formando a sua personalidade. Mas não só os pais, tudo o que você vive na primeira infância, principalmente, é muito importante para a formação da sua personalidade, então professores, tios, colegas, todos tem importância.

E por fim você mesmo: Por mais que tenha vivido desta ou daquela forma, podemos ter certa independência, ou seja, as sua conclusões, interpretações, percepções são individuais.

 

Porque tantos problemas emocionais atualmente?  

Ansiedade, depressão e outros problemas emocionais sempre existiram mas talvez antigamente não recebessem muita atenção, as pessoas podiam ter medo de serem vitimas de preconceitos e talvez escondessem seus sentimentos. Um exemplo disso são as diversas pessoas que contam que tiveram depressão pós parto,  ou síndrome do pânico por exemplo mas sofreram em silencio por não saberem que se tratava de algo que poderia ter atendimento.

Há até quem diga que virou moda falar nestes temas e que antigamente não existiam tais problemas, mas na realidade o que não existia era o nome do problema.

 

Por que uma pessoa desestabiliza emocionalmente?

Quando não há eventos traumáticos que deixaram marcas, podemos investigar tanto a possibilidade de algum componente genético ou de características de personalidade.

 

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo

Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5

 

 

agende sua comsulta Escolha aqui seu Psicologo
Quanto custa a psicoterapia e informações gerais


Consulta com psicólogo - Agende aqui


*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.

Perguntas Frequentes

Agende uma Consulta

marcar_consulta

Cómo chegar

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968, São Paulo ( Veja o mapa )

Unidade II: Rua Frei Caneca, 33, São Paulo ( Veja o mapa )

Fone central: (11) 3262-0621

Compartilhe!