Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Remorso

Sentimento próximo ao arrependimento, o dicionário online Michaelis coloca o arrependimento como sinônimo:

sm (lat remorsu) 1 Aflição, tormento de consciência, por um ato mau que se praticou. 2 Revolta da consciência contra uma ação pecaminosa ou culpável; remordimento; arrependimento.

Psicologo para tratar remorso

Mas quando usamos a palavra remorso costumamos referir-nos a atos envolvidos em questões morais e pessoais, mais do que quando a palavra “arrependimento” é usada.

O sentimento de remorso pode ser visto como algo mais amplo que a culpa, pois não apenas é identificado a autoria do ato como percebe-se a necessidade de penitência.

Vejo algo de positivo no remorso pois indica que o ato foi pensado, refletido e chegou-se a uma conclusão: houve danos à uma ou mais pessoas, ou seja, demonstra certa consciência e desejo de não repetir o ato em situações futuras. Mas ainda assim há quem não consiga lidar com o remorso e necessita de apoio emocional e psicológico para conseguir entender melhor a si mesmo, a situação de forma geral e os sentimentos das outras pessoas envolvidas.

Creio que um dos fatores que podem piorar a situação poderia ser a tendência a remoer. Não expandir os pensamentos, fixar-se no mesmo tópico pode não ajudar a obtenção de uma visão completa do ocorrido. Um psicólogo pode ajudar neste momento. Algumas pessoas podem desejar ajuda para identificar formas de reparação, algumas podem precisar da ajuda psicológica com a finalidade de preparar-se para ter forças e meios tanto de reparar o ocorrido como aprender como lidar com situações parecidas no futuro.

É comum que a vergonha acompanhe o remorso, alguns podem ter dificuldade em abrir-se com alguém pois para falarem de seu remorso precisaria de “confessar” o ato realizado, por isso considero interessante colocar que o psicólogo não costuma forçar ninguém a falar o que não deseja, este profissional pode trabalhar os sentimentos desta pessoa respeitando o seu momento e dificuldade.

Alguns desejam, ou precisam, se conhecer melhor e entender porque chegaram ao ponto de realizar o ato do qual sentem remorso. Talvez uma análise quanto às suas experiências anteriores possa ajudar à algumas pessoas, outras podem ser ajudadas ao entender o tipo de relacionamento que vem desenvolvendo que as leva a praticar ações às quais sentem remorso depois. Ou seja, cada um tem sua necessidade, um psicólogo poderá ajudar a entender qual a necessidade de cada um.

Referência: Dicionário on-line Michaelis

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

Marisa de Abreu Alves
Psicóloga
CRP 06/29493


psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP