Para agendar sua consulta
entre em contato:
(11) 3262-0621 / (11) 99787-4512.

Unidade I: Rua Bela Cintra, 968 (Paulista) - Unidade II: Rua Frei Caneca, 33 (Consolação) - (11) 3262-0621 - Envie Whatsapp (11) 99787-4512

  • Início
  • Porque existe Superstição?

Porque existe Superstição?

Talvez por conta da “certezas” que oferecem. Pode ser reconfortante pensar que X causa Y. Algumas superstições prometem garantias como por exemplo: Se quisermos um ano de prosperidade é só usar roupa branca no ano novo. Se quisermos arrumar um namorado é só colocar a imagem de Santo Antonio debaixo do travesseiro.

Além de “certezas” podemos gostar de coisas simples e fáceis. Claro que sabemos que se quisermos um ano de prosperidade podemos fazer cursos, ousar em novos projetos, investir e trabalhar duro, mas tudo isso pode dar mais trabalho do que esta pessoa estaria interessada, sendo assim opta por um talismã para ter a sensação de que terá tudo isso.

Psicologo para tratar supersticaoAté que ponto as superstições afetam o comportamento social das pessoas dentro da sociedade?

O comportamento pode ser afetado conforme os rituais são cumpridos. Um exemplo de ritual seria bater na madeira, desviar de uma escada para não passar por baixo, amarrar fitinhas no pulso, etc. Muitas vezes estes rituais são feitos escondidos, a pessoa tem vergonha de admitir que é supersticiosa e acaba elaborando desculpas, diz que na realidade usa o trevo de 4 folhas atrás de todas as portas por motivos de decoração.

Um supersticioso pode se sentir prejudicado?

Creio que o supersticioso se sente prejudicado quando não recebe a graça esperada. Quando perde tempo se dedicando apenas aos rituais de conseguir um namorado, dinheiro, saúde por exemplo, e não se dedica a ter uma vida saudável e rica de possibilidades.

Acreditar em superstições pode ser considerado saudável para o indivíduo?

Creio que poderá saudável enquanto a superstição oferecer esperança, mas pode passar ao prejuízo quando a vida for consumida pela busca de soluções e saídas supersticiosas. Como psicóloga clinica já atendi casos de pessoas com quadros clínicos graves e que passaram anos tentando solucionar, infrutiferamente, com simpatias.

Agende sua consulta >> Ligue no (11) 3262-0621 ou clique aqui

O quê a maioria das mulheres desejam mais, e até procuram ajuda de “profissionais místicos” ?

Percebo que a mulher se interessa muito mais por relacionamentos. Relacionamentos amorosos, amizade, ou uma família saudável. Vejo que há um numero maior de mulheres nas profissões onde o cuidado da outra pessoa seria um ponto principal, como por exemplo enfermagem, professora, psicologa, etc. Pode parecer que se interessa em aparência, mas acredito que quer apenas ser aprovada. Pode parecer que se interessa por bens matérias, mas pode querer apenas oferecer conforto aos seus filhos e família.

Marisa de Abreu Alves
Psicóloga
CRP 06/29493


psi2

Escolha aqui seu Psicólogo - Quanto custa a psicoterapia? - Informações gerais
Consulta com psicólogo - Agende aqui

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
Escolha aqui seu Psicólogo
Quanto custa a psicoterapia
Informações gerais
Consulta com psicólogo
Agende
aqui

AGENDE SUA CONSULTA

(11) 3262-0621 / Envie Whatsapp (11) 99787-4512

Unidade I

Rua Bela Cintra, 968
(Av. Paulista)

Unidade II

Rua Frei Caneca, 33
Centro - SP