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Terapia Cognitiva Comportamental

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Quanto custa a terapia cognitiva comportamentalTerapia Cognitiva Comportamental - TCC
A Terapia Cognitiva Comportamental é   uma linha de psicoterapia breve, proposto e desenvolvido por Aaron Beck. Envolve um conjunto de técnicas e estratégias terapêuticas com a finalidade de mudança de padrões de pensamento. Seu modelo cientificamente fundamentado, a eficácia comprovada através de estudos empíricos e tempo curto e limitado lhe conferem a posição de abordagem de escolha em vários países. O processo pode levar de três a seis meses onde trabalha-se a criação de estratégias para lidar com o sofrimento. A primeira coisa que o terapeuta faz é encorajar seus pacientes a entenderem seus problemas para em seguida identificar novas formas de enfrentá-los.
A Terapia Cognitivo-Comportamental reinterpreta os elementos que geram emoção negativa. Tem como princípio básico à proposição de que não é uma situação que determina as emoções e comportamentos de um indivíduo, mas sim suas cognições ou interpretações a respeito dessa situação, as quais refletem formas idiossincráticas de processar informação. Com base nesse princípio e na hipótese de primazia das cognições proposta por Beck, em Terapia Cognitiva busca-se a reestruturação cognitiva, a partir de uma conceituação cognitiva do paciente e de seus problemas. Reestruturação cognitiva refere-se à reestruturação do sistema de esquemas e crenças do paciente, através da intervenção clínica, que, entre outras técnicas, utiliza-se do questionamento socrático a fim de desafiar esquemas e crenças disfuncionais, os quais, ao longo do desenvolvimento do paciente, tornaram-se rígidos e supergeneralizados.
Cinco pontos para o inicio da psicoterapia:
Ambiente/Situação onde ocorre o problema .......... Ex: No trabalho; Morte do pai; Promoção.
Pensamento/Sentimento ..................................... Ex: Não sirvo para nada; Sou um fracasso, etc.
Estado de humor/emoção ....................................Ex: Tristeza; Irritabilidade; Culpa; Pânico. etc.
Reação física ..................................................... Ex: Suor; Fadiga; Insônia; Coração dispara, etc.
Comportamento ................................................. Ex: Evita os amigos; Desce do ônibus etc.
Seus sentimentos são conseqüência de seus pensamentos
Sempre que você experimenta um estado de humor existe um pensamento relacionado à ele que ajuda a definir este humor. É importante que você identifique o que está pensando, porque isso nos leva às suas crenças. Diferentes crenças levam à estados de humor diferentes. Ex. Perder um emprego, para uns pode ser significado de fracasso e para outros, oportunidade de arrumar um emprego melhor.
Pensamento positivo é a solução?
Não. Se tentarmos ter apenas pensamentos positivos podemos não perceber sinais importantes. A terapia cognitiva comportamental propõe olhar a situação problema de muitos pontos de vista diferentes, positivos, negativos e neutros para levar a pessoa a novas conclusões e soluções . A solução é elaborar pensamentos alternativos, ou seja flexibilizar o pensamento. Um pensamento alternativo surge de uma visão aumentada de si mesmo ou da situação na qual você se encontra. Ele é freqüentemente mais positivo que o pensamento automático, mas não é a mera substituição por um pensamento positivo, pois o mero pensamento positivo tende a ignorar as informações negativas.   Com informações adicionais ou um ponto de vista ampliado a sua percepção mudará e em conseqüência você terá novos sentimentos e comportamentos.
Terapia Cognitiva Comportamental e algumas de suas técnicas:
Biblioterapia.
Registro de pensamentos disfuncionais e reestruturação cognitiva.
Construção de hierarquias conforme intensidade da ansiedade ou depressão por exemplo, com notas de 0 a 10.
Dessensibilização sistemática . O paciente, aos poucos, enfrenta as situações que produzem medo.
Exposição aos estímulos externos.
Exposição assistida .
Exposição ao vivo.
M étodos para reduzir a ansiedade .
Reestruturação cognitiva.
Superação da evitação. Quando evitamos uma situação difícil, inicialmente experimentamos uma diminuição da ansiedade. Ironicamente, quanto mais evitamos mais ansiosos nos tornamos.
A bordar gradualmente o estimulo temido.
Experimentos. Se você acredita nos novos pensamentos “em teoria” mas não os sente como algo que se encaixe à sua experiência de vida, o melhor modo de aumentar a credibilidade de seus pensamentos alternativos é experimentá-los em seu dia a dia.
Revisão dos pensamentos negativos através das informações de vida.
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Psicólogo com especialização na Terapia Cognitiva Comportamental

 

A Terapia Cognitiva Comportamental é  uma linha de psicoterapia proposta e desenvolvida pelo psicólogo Aaron Beck. Envolve um conjunto de técnicas e estratégias terapêuticas com a finalidade de mudança de padrões de pensamento. Seu modelo cientificamente fundamentado apresenta eficácia comprovada através de estudos empíricos. O tempo curto e limitado lhe confere a posição de abordagem de escolha em vários países. O processo pode levar de três a seis meses onde trabalha-se a criação de estratégias para lidar com o sofrimento. A primeira coisa que o terapeuta faz é encorajar seus pacientes a entenderem seus problemas para em seguida identificar novas formas de enfrentá-los.
A Terapia Cognitivo-Comportamental reinterpreta os elementos que geram emoção negativa. Tem como princípio básico à proposição de que não é uma situação que determina as emoções e comportamentos de um indivíduo, mas sim suas cognições ou interpretações a respeito dessa situação, as quais refletem formas idiossincráticas de processar informação. Com base nesse princípio e na hipótese de primazia das cognições proposta por Beck a Terapia Cognitiva busca a reestruturação cognitiva a partir de uma conceituação cognitiva do paciente e de seus problemas.
Reestruturação cognitiva refere-se à reformulação do sistema de esquemas e crenças do paciente através da intervenção clínica que, entre outras técnicas, utiliza-se do questionamento socrático a fim de desafiar esquemas e crenças disfuncionais, os quais, ao longo do desenvolvimento do paciente, tornaram-se rígidos e supergeneralizados.

Cinco pontos determinantes na psicoterapia:

Ambiente/Situação onde ocorre o problema .......... Ex: No trabalho; Morte do pai; Promoção.
Pensamento/Sentimento ..................................... Ex: Não sirvo para nada; Sou um fracasso, etc.
Estado de humor/emoção ....................................Ex: Tristeza; Irritabilidade; Culpa; Pânico. etc.
Reação física ..................................................... Ex: Suor; Fadiga; Insônia; Coração dispara, etc.
Comportamento ................................................. Ex: Evita os amigos; Desce do ônibus etc.

Sentimentos podem ser conseqüência de pensamentos

Ao experimentar um estado de humor existiu um pensamento relacionado à ele que ajuda a definir este humor. É importante identificar o que está pensando, porque isso nos leva às crenças. Diferentes crenças levam à estados de humor diferentes. Ex. Perder um emprego, para uns pode ser significado de fracasso e para outros, oportunidade de arrumar um emprego melhor.

Pensamento positivo é a solução?

Não. Se tentarmos ter apenas pensamentos positivos podemos não perceber sinais importantes. A terapia cognitiva comportamental propõe olhar a situação problema de muitos pontos de vista diferentes, positivos, negativos e neutros para levar a pessoa a novas conclusões e soluções . A solução é elaborar pensamentos alternativos, ou seja flexibilizar o pensamento. Um pensamento alternativo surge de uma visão aumentada de si mesmo ou da situação na qual você se encontra. Ele é freqüentemente mais positivo que o pensamento automático, mas não é a mera substituição por um pensamento positivo, pois o mero pensamento positivo tende a ignorar as informações negativas.   Com informações adicionais ou um ponto de vista ampliado a sua percepção mudará e em conseqüência você terá novos sentimentos e comportamentos.

Algumas opções no atendimento pela Terapia cognitiva:

Biblioterapia.
Registro de pensamentos disfuncionais e reestruturação cognitiva.
Construção de hierarquias conforme intensidade da ansiedade ou depressão por exemplo, com notas de 0 a 10.
Dessensibilização sistemática . O paciente, aos poucos, enfrenta as situações que produzem medo.
Exposição aos estímulos externos.
Exposição assistida .
Exposição ao vivo.
Métodos para reduzir a ansiedade .
Reestruturação cognitiva.
Superação da evitação. Quando evitamos uma situação difícil, inicialmente experimentamos uma diminuição da ansiedade. Ironicamente, quanto mais evitamos mais ansiosos nos tornamos.
A bordar gradualmente o estimulo temido.
Experimentos. Se você acredita nos novos pensamentos “em teoria” mas não os sente como algo que se encaixe à sua experiência de vida, o melhor modo de aumentar a credibilidade de seus pensamentos alternativos é experimentá-los em seu dia a dia.
Revisão dos pensamentos negativos através das informações de vida.

Fonte: Terapia Cognitiva Teoria e pratica - Judith S. Beck

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo
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Terapia cognitiva comportamental baixa auto estima Terapia cognitiva comportamental para o tratamento da baixa auto estima.  Profissionais com especialização nesta abordagem. Este tratamento pode ser realizado de forma mais objetiva e focada no sentida da superação a baixa autoestima. Tanto o psicólogo pode identificar a necessidade deste trabalho mais específico como pode ouvi-lo quanto a sua necessidade.  Agendar aqui seu horario.

Terapia cognitiva comportamental baseada em evidências Terapia cognitiva comportamental baseada em evidências. Uma das características da terapia cognitiva é a busca de evidências para os pensamentos disfuncionais. O método socrático é uma das possibilidades de uso neste tratamento, onde o psicólogo ajudará a busca de crenças internas que possam estar influenciando seus comportamentos e sentimentos.

 

Terapia cognitiva comportamental adolescencia Tratamento Terapia cognitiva comportamental adolescência. Esta fase pode ser difícil tanto para alguns pais como para os próprios adolescentes. Momento caracterizado por mudanças e escolhas podem trazer desconforto. Tratamento com psicólogos experientes com adolescente. Agendar aqui. Amplo horário de atendimento iniciando as 7h00 até as 22h00 conforme disponibilidade de agenda dos profissionais.

 

Terapia cognitiva comportamental Benefícios: Terapia cognitiva comportamental pode apresentar benefícios conforme a queixa apresentada: Trabalhar em foco ou metas específicas, protocolos específicos para certas questões, etc. Mas devemos ter me mente que podemos confiar na escolha do profissional pela técnica terapêutica, pois é possivel que tenhamos visto amigos indicando algo que tenha sido muito bom para ele mas a avaliação de seu caso e necessidade pode ser outra.

 

Terapia cognitiva comportamental Fibromialgia Terapia cognitiva comportamental Fibromialgia. Condição que pode não ser muito bem compreendida pelas pessoas que não passam pela mesma condição, pode ser importante o acolhimento e entendimento do que se trata a fibromialgia. Nesta abordagem o psicólogo poderá aplicar técnicas de controle da dor como também trabalhar os aspectos emocionais e práticos que envolvem o dia a dia deste paciente.

 

Terapia cognitiva comportamental Funciona? Terapia cognitiva comportamental Funciona? Resolve? Vejo que muitas vezes a ansiedade em obter resultados, ou a falta de tempo ou verba para tentar tratamentos sem a certeza de resultados pode levar a pesquisas na internet que questiona tanto a aplicabilidade como a possibilidade de resultados de uma abordagem ou outra. Talvez haja subjetividade quanto a resultados, ou seja é possível que uma terapia com meta em fobia, por exemplo, tenha sido eficiente no sentido desta pessoa não mais apresentar a fobia mas esta pessoa ainda não se sente satisfeita com sua vida de uma forma mais ampla, e neste caso dirá que a terapia não funcionou. De toda forma cada pessoa terá seu nível de resposta, algumas percebem que assim que aprendem a identificar pensamentos disfuncionais já conseguem aplicar o método socrático na substituição de cognições de outras questões que talvez nem tenham sido colocadas em terapia.

 

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Terapia cognitiva comportamental habilidades sociais Terapia cognitiva comportamental habilidades sociais - Treino em habilidades sociais para pessoas que desejam superar dificuldades de relacionamentos interpessoais. Muitas vezes não existem questões emocionais que estejam impedindo o comportamento desejado mas ainda assim o desempenho deixa a desejar. Nos casos onde houver indicação o psicólogo poderá propor o treino de habilidades sociais, onde poderá haver um trabalho mais pratico para a obtenção dos objetivos comportamentais.

 

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