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Tratamento para Ansiedade

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tratamento ansiedade

Relaxar funciona?

 

Quando se fala em tratamento para ansiedade pensamos sempre no antidoto mais popular que é o relaxamento. Mas o relaxamento funciona apenas como complemento,  nos quadros mais intensos de ansiedade como por exemplo o TAG – Transtorno de ansiedade generalizada o relaxamento apenas “arranhará” a superfície da ansiedade. Sem falar que na maioria das vezes o pensamento de relaxar não consegue se manter durante o momento ansioso, o que dirá colocar o relaxamento em pratica.  Diga para alguém em crise de ansiedade para relaxar e você receberá a mais pura expressão de fúria.

Há muitos outros caminhos mais eficientes descritos a seguir.

 

Combater ansiedade com treinamento cognitivo

Cognição se refere ao modo como você percebe o mundo. Ao treinar novas formas de pensar você poderá ser mais resistente a ansiedade. Devemos ser metacognitivos, ou seja, ser capazes de pensar sobre nossos pensamentos. Ao analisar que tipo de coisa passa em sua cabeça e avaliar o quanto você está sendo sensato, avaliar que bases tem para estes pensamentos ansiosos mais capaz será de controlar a ansiedade.

O psicólogo faz isso através da analise de seus pensamentos diante das situações que lhe causam ansiedade. Por exemplo, é muito comum que uma pessoa que está ansiosa diante do envelope, ainda fechado, de seus exames médicos não perceba exatamente que pensamentos a deixam ansiosa, mas com algum treino cognitivo o psicoterapeuta poderá lhe mostrar que o pensamento implícito era, por exemplo, algo assim: “e se eu tiver uma doença grave, e se morrer amanha e deixar minha família na mão”. E tendo esta consciência o  psicólogo poderá lhe indicar  caminhos para novos pensamentos mais verdadeiros e menos ansiogênicos.

 

Combater a ansiedade com comportamentos novos

Somos ansiosos porque mantemos comportamentos que nutrem a ansiedade. Por exemplo, uma pessoa que sente ansiedade com os resultados médicos poderá fugir dos exames, e mesmo se o fizer adiará o momento de busca-los e leva-los para avaliação. A pessoa que tem medo de ser reprovada no exame poderá deixar para estudar apenas no ultimo dia.

Fugir, evitar, deixar para depois, protelar... são formas de vitaminar a ansiedade. Nada melhor do que tomar a frente e lidar com o problema para conseguir perceber que você tem forças para enfrenta-lo. Claro que não é tão simples assim, ninguém cura o medo de agua de alguém jogando-o na piscina. O psicólogo terá métodos para coloca-lo diante das situações que lhe causam ansiedade de forma a você perceber que pode siam enfrenta-las. Há várias técnicas de aproximação sucessiva e de aquisição de novos comportamentos que simplesmente “constroem” um novo você.

 

Combater a ansiedade entendendo suas emoções

Não negue seus sentimentos. Jamais conseguirá vencer um inimigo que nega existir. Perceba que está com medo, preocupado, em pânico, apreensivo. Se dê o direito de ter sentimentos. Converse com você mesmo e identifique o que se passa contigo. Fingir que é forte não o fará forte. Perceba que você tem o direito de ter estes sentimentos como também tem o direito de supera-los.

 

Combater a ansiedade relaxando

Enfim, o que também pode ajudar é relaxar. Mas simplesmente dizer a si mesmo “estou relaxado” não ajuda.

A melhor forma de relaxar a mente é relaxando o corpo, pois há uma união maravilhosa entre mente e corpo que impede manter uma mente ansiosa em um corpo relaxado.

A respiração diafragmática é a mais eficiente, mas você tem que treinar nos momentos em que não está ansioso para que esta respiração seja automática nos momentos que precisar, pois se alguém lhe pedir para respirar em plena crise de pânico receberá um belo soco na cara.

Respiração tranquila: Inspire lentamente subindo a sua barriga, como se fosse ela que estivesse se enchendo de ar, lentamente expire baixando sua barriga. Faça isso todos os dias por 15 min.

 

Prevenir para nunca sentir ansiedade

Este titulo é quase uma piada de minha parte, perdão. Como sei que sempre existirão os perfeccionistas, em algum lugar há alguém que tem a pretensão de passar pela vida sem enfrentar problemas. Impossível.  Imprevistos aparecerão, pessoas te chatearão e você não poderá impedi-los e nem pode impedir de manifestar alguma reação. Você pode treinar sua própria mente para reagir adequadamente, pois o problema na ansiedade está quando ela aparece em intensidade desproporcional ou em situações descabidas.

Você pode prevenir para ter a penas a ansiedade adequada fazendo um dos exercícios que aplico em terapia: Faça uma lista de todos os momentos onde você ficou muito ansioso, anote o quanto achou que esse momento seria um doa mais terríveis da sua vida. Depois de feita a lista, volte a ela (agora que estes momentos já viraram passado) e anote ao lado o quanto realmente foi ruim, o quanto de prejuízo realmente foi causado, o quanto você realmente não teve recursos para suportar cada um daqueles momentos. Você verá que depois que tudo passou as coisas sempre são mais leves do que você imaginava na hora. Isso te ajudará a não catastrofizar as situações atuais e confiar mais em si mesmo.

 

Este foi um exercício simples, algo que posso tranquilamente colocar no site. Para obter a ajuda que você precisa e merece, ligue para nós e agende um horário só para você.

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