Síndrome do Pânico - Tratamento

Há muitos caminhos que podem ser utilizados pelo psicólogo no tratamento da síndrome do pânico.

Psicologo para tratamento da sindrome do panico

Eu gosto de utilizar, quando assim se adaptar, a Terapia Cognitiva Comportamental por oferecer oportunidade de um trabalho pratico e dirigido ao pânico, mas não devemos nos prender a uma única opção de tratamento. Creio que o ideal seria confiar no profissional que avaliará o caso e identificará a abordagem a ser utilizada.

Dentro da terapia cognitiva o foco poderá ser a identificação dos pensamentos automáticos envolvidos nos sintomas da síndrome do pânico, este trabalho juntamente com outras técnicas que visam tanto o entendimento como a superação dos sintomas podem ser úteis.

Normalmente não há numero de sessões pré definido, pois cada pessoa trará sua dinâmica pessoal que será respeitada pelo psicólogo. Muitas vezes o psicólogo percebe que poderá ter melhor resultado trabalhando a síndrome do pânico de forma mais focada, mas em outras situações o psicólogo poderá identificar um trabalho mais produtivo considerando todas as questões trazidas pelo paciente, mesmo que nem todas tenham relação com os sintomas do pânico.

Como a síndrome do pânico trata-se de um quadro ansioso, é possível que o psicólogo perceba a necessidade, conforme o paciente, de focar em primeiro lugar as questões relativas as ansiedades, mesmo que, aparentemente, não tenham relação com os sintomas do pânico. Mas isto sempre será analisado conforme o caso e conforme o paciente.

Este texto trata-se do relato pessoal de minha experiência no tratamento da síndrome do pânico.